25/07/2009

Novas perspectivas para o Ensino Português na Califórnia II

Balanço do ano lectivo de 2008/2009

Antes de apresentar os projectos para o ano lectivo de 2009/2010 da Coordenação de Ensino Português na Califórnia e outros estados ocidentais (CEP.CA), gostaria de referir aquilo que foi feito até agora no âmbito desta estrutura de apoio técnico e pedagógico que, contando já com praticamente dois anos de existência, continua no entanto a constituir uma inovação no panorama educativo deste estado e um interessante modelo de Coordenação sem paralelo noutros contextos.

O principal traço inovador desta Coordenação é o facto de ter a sua sede numa universidade (California State University, Stanislaus em Turlock) e não num consulado (ou embaixada), sendo regida por um Memorando de Entendimento (Memorandum of Understanding) assinado pelo Governo Português e representantes daquela instituição, o qual compreende, para além das obrigações de serviço contidas na lei portuguesa, várias outras incumbências de ensino e desenvolvimento curricular inexistentes noutras coordenações. Tendo colaborado na definição deste perfil de coordenação, eu própria aceitei assumir maiores responsabilidades numa área que considero ser um prolongamento do meu anterior trabalho como leitora de língua e cultura portuguesas na mesma universidade onde, na década de 90, criei e organizei o currículo de Estudos Portugueses.

Por outro lado, no seguimento dessa minha primeira estada na Califórnia - importantíssima etapa da minha vida profissional e pessoal -, tenho vindo a desenvolver um trabalho de investigação e de intervenção pedagógica no âmbito da formação de professores de Português Língua Estrangeira com apoio das tecnologias que, enquanto Coordenadora, posso melhor traduzir na prática. Toda a minha experiência profissional tem a ver com o ensino, a formação e o desenvolvimento de currículos e professores, e pouco com a administração de pendor burocrático. Penso trazer uma mais-valia importante ao Ensino Português na Califórnia, pois o meu já longo relacionamento com este contexto permite-me ter a perspectiva histórica de uma realidade que me é muito próxima mas, ao mesmo tempo, pelo facto de não me ter aqui estabelecido definitivamente, é-me possível uma certa independência e distanciamento crítico que me ajuda a pensar e propor um futuro alternativo para o lento apagamento que a língua portuguesa está a sofrer neste estado.


Tendo pois sido feita a instalação e divulgação das estruturas da CEP.CA durante o seu primeiro ano de vida, as actividades de apoio técnico e pedagógico aprofundaram-se no ano lectivo de 2008/2009 com o desenvolvimento de acções e projectos junto de escolas, professores, alunos e famílias, de acordo com os princípios estratégicos definidos:
  1. Desenvolvimento de relações pessoais e profissionais de confiança e proximidade;
  2. Criação de um sentido de pertença a uma comunidade de prática e aprendizagem em torno do Ensino Português;
  3. Promoção de uma cultura de colaboração e partilha entre todos os profissionais no terreno, independentemente da sua formação e qualificação.
Seguindo estes princípios enumeram-se as principais acções desenvolvidas no ano lectivo passado:

  • Visitas a áreas escolares onde existem ou se pretendem criar ofertas de Ensino Português.
  • Contactos pessoais com administradores, professores, alunos, famílias e representantes das instituições comunitárias nos seus locais de trabalho e residência.
  • Levantamento das necessidades, problemas e possíveis soluções.
  • Curso online e presencial de formação de professores . Jornada de formação de professores no âmbito da conferência anual da Luso-American Education Foundation.
  • Apoio pedagógico presencial e regular a professores nas suas escolas; assistência a aulas e modelação de aulas, em vários níveis de ensino; consultadoria e apoio a projectos de professores e escolas.
  • Atribuição de bolsas de formação a professores e alunos.
  • Criação e partilha de material didáctico e desenvolvimento de portais de recursos online.
  • Oferta de material pedagógico, livros, etc.
  • Conceptualização e introdução do Portuguese Enrichment Project que introduz segmentos de Ensino Português no currículo de escolas públicas do ensino básico (Elementary School) e 2º ciclo (Middle School).
  • Realização do projecto PEN interface, que promove o intercâmbio entre turmas e professores do ensino secundário na Califórnia e Portugal.
  • Participação em actividades de carácter cultural e de divulgação em escolas e comunidades. . Apresentação de comunicações e realização de oficinas em conferências da especialidade sobre o trabalho desenvolvido na Califórnia, nomeadamente na introdução de novos materiais e tecnologias no ensino.
  • Estabelecimento de relações de trabalho com editoras, sobretudo de materiais bilingues.
Não esquecendo que a CEP.CA é na verdade uma estrutura unipessoal condicionada pela capacidade diária de trabalho de uma só pessoa (a Coordenadora é a sua única funcionária técnico-pedagógica e administrativa), penso poder afirmar que a Coordenação se pode hoje afirmar como um parceiro importante no panorama do Ensino Português na Califórnia, estando actualmente em marcha o desenvolvimento de colaborações e parcerias com outras organizações e individualidades para de forma mais eficaz e célere levar a cabo os seus projectos no próximo ano lectivo. Esse será precisamente o assunto do próximo artigo.

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