Balanço do ano lectivo de 2008/2009
Por outro lado, no seguimento dessa minha primeira estada na Califórnia - importantíssima etapa da minha vida profissional e pessoal -, tenho vindo a desenvolver um trabalho de investigação e de intervenção pedagógica no âmbito da formação de professores de Português Língua Estrangeira com apoio das tecnologias que, enquanto Coordenadora, posso melhor traduzir na prática. Toda a minha experiência profissional tem a ver com o ensino, a formação e o desenvolvimento de currículos e professores, e pouco com a administração de pendor burocrático. Penso trazer uma mais-valia importante ao Ensino Português na Califórnia, pois o meu já longo relacionamento com este contexto permite-me ter a perspectiva histórica de uma realidade que me é muito próxima mas, ao mesmo tempo, pelo facto de não me ter aqui estabelecido definitivamente, é-me possível uma certa independência e distanciamento crítico que me ajuda a pensar e propor um futuro alternativo para o lento apagamento que a língua portuguesa está a sofrer neste estado.
Tendo pois sido feita a instalação e divulgação das estruturas da CEP.CA durante o seu primeiro ano de vida, as actividades de apoio técnico e pedagógico aprofundaram-se no ano lectivo de 2008/2009 com o desenvolvimento de acções e projectos junto de escolas, professores, alunos e famílias, de acordo com os princípios estratégicos definidos:
- Desenvolvimento de relações pessoais e profissionais de confiança e proximidade;
- Criação de um sentido de pertença a uma comunidade de prática e aprendizagem em torno do Ensino Português;
- Promoção de uma cultura de colaboração e partilha entre todos os profissionais no terreno, independentemente da sua formação e qualificação.
- Visitas a áreas escolares onde existem ou se pretendem criar ofertas de Ensino Português.
- Contactos pessoais com administradores, professores, alunos, famílias e representantes das instituições comunitárias nos seus locais de trabalho e residência.
- Levantamento das necessidades, problemas e possíveis soluções.
- Curso online e presencial de formação de professores . Jornada de formação de professores no âmbito da conferência anual da Luso-American Education Foundation.
- Apoio pedagógico presencial e regular a professores nas suas escolas; assistência a aulas e modelação de aulas, em vários níveis de ensino; consultadoria e apoio a projectos de professores e escolas.
- Atribuição de bolsas de formação a professores e alunos.
- Criação e partilha de material didáctico e desenvolvimento de portais de recursos online.
- Oferta de material pedagógico, livros, etc.
- Conceptualização e introdução do Portuguese Enrichment Project que introduz segmentos de Ensino Português no currículo de escolas públicas do ensino básico (Elementary School) e 2º ciclo (Middle School).
- Realização do projecto PEN interface, que promove o intercâmbio entre turmas e professores do ensino secundário na Califórnia e Portugal.
- Participação em actividades de carácter cultural e de divulgação em escolas e comunidades. . Apresentação de comunicações e realização de oficinas em conferências da especialidade sobre o trabalho desenvolvido na Califórnia, nomeadamente na introdução de novos materiais e tecnologias no ensino.
- Estabelecimento de relações de trabalho com editoras, sobretudo de materiais bilingues.
Sem comentários:
Enviar um comentário